domingo, 25 de abril de 2010

Abril - Plano de aula "Bases do espiritismo: comunicação com os espíritos, Chico Xavier, pluralidade dos mundos habitados" - 1º e 2º ciclo

Evangelização da Casa dos Humildes – II ciclo (10 a 12 anos)em 25/04/2010
Unidade III: Bases do espiritismo
Plano de Aula: Pluralidade dos mundos habitados e comunicação com os espíritos

Objetivo: Explicar alguns dos princípios básicos da doutrina espírita, que são a imortalidade da alma, comunicabilidade dos espíritos e pluralidade dos mundos habitados.

Conteúdo: Conceitos de imortalidade da alma, comunicabilidade dos espíritos e pluralidade dos mundos habitados. Classificação dos mundos.

Introdução:

1. Prece
2. Dinâmica de apresentação: cada um diz seu nome e um lugar que gostaria de conhecer.
3. Informar o tema da aula

Desenvolvimento:

1. Breve revisão sobre a aula anterior (Citar novamente alguns dos princípios do espiritismo, como reencarnação e evolução moral)
2. Perguntar o que eles sabem sobre “comunicabilidade dos espíritos” e “pluralidade dos mundos habitados”, se acham que existem outros mundos, se acham que os espíritos podem se comunicar com quem ainda está na Terra. Perguntar o que sabem sobre Chico Xavier e como ele se comunicava com os espíritos. Ouvir as opiniões.
3. Mostrar trailler do filme “Chico Xavier” e comentar sobre a comunicabilidade dos espíritos, a psicografia, a abnegação da vida de Chico Xavier a serviço do próximo. Pode pesquisar na Internet também um vídeo do programa Fantástico quando Chico Xavier desencarnou.
4. Sobre Pluralidade dos mundos habitados (“Há muitas moradas na casa de meu Pai”), falar da classificação dos mundos (ver texto na pág. 2 deste plano de aula).
5. Jogo Pluralidade dos mundos habitados com dados e uma trilha a percorrer de mundo em mundo, dependendo do nº que sair nos dados.

Atividades:
1. Exibição de vídeo com o trailler do filme Chico Xavier e
2. Jogo Pluralidade dos mundos habitados (cartolina com círculos desenhados, onde cada círculo é um mundo. Jogar dado para andar de um mundo para outro. Ir explicando os mundos.)

Técnicas: exposição dialogada; exibição de vídeo; jogo.

Recursos: computador com o arquivo de vídeo; jogo em cartolina; dados

Avaliação: Através de diálogo com a turma para verificar seu entendimento, através da participação da turma

Apoio bibliográfico
Evangelho Segundo o Espiritismo; Livro dos Espíritos
As Vidas de Chico Xavier – Marcel Souto Maior (filme Chico Xavier foi baseado nesse livro)
http://www.chicoxavierofilme.com.br/trailer.html (trailler do filme)

Texto abaixo extraído de: http://www.espirito.org.br/portal/palestras/geap/palestra13.html

Terra - escola dos Espíritos
O objetivo desta palestra é mostrar a fase de nosso mundo dentro do conceito de inúmeros planetas habitados no universo. Qual será a destinação da Terra e a sua conseqüente evolução.
Há muitas moradas na Casa de meu Pai. (Jesus –João, 14:2)
Comente a passagem que Jesus diz que há várias moradas na casa do Pai, que é o Universo, e que as moradas dos espíritos são os inúmeros planetas habitados que foram criados por Deus para povoar a sua criação.
Explique a classificação espírita que divide os mundos em 5 principais categorias, conforme o grau de evolução material e moral dos habitantes destes planetas.
Mundos Primitivos
Mundos de Expiação e Provas
Mundos Regeneradores
Mundos Felizes
Mundos Celestes ou Divinos
Mundos Primitivos: a primeira fase dos planetas habitados. Servem de morada para as primeiras encarnações dos espírito. Podemos comparar estes planetas à Terra na pré-história até o começo da civilização humana como conhecemos. Neste tipo de mundo não existe nenhuma vida moral, vivendo aí o homem como vivem os animais, só preocupado com a satisfação das suas necessidades materiais. A ignorância domina totalmente sobre o conhecimento e a moral.

Mundos de Expiações e Provas: é a situação atual do nosso planeta, que nos oferece o exemplo de um dos tipos de mundos expiatórios. Os espíritos têm que lutar ao mesmo tempo contra a perversidade dos homens e a inclemência da natureza. O mal predomina sobre o bem, e consequentemente o sofrimento predomina sobre a felicidade. Os espíritos aí encarnados têm que expiar, ou seja, consertar erros do passado, de outras encarnações, e ao mesmo tempo passar por provações, cujo objetivo é fazer evoluir as qualidades do coração e da inteligência.

Mundos Regeneradores: servem de transição entre os mundos de expiação e provas para os mundos felizes. É o próximo passo evolutivo em que a Terra passará e esta transição parece que está próxima. É a reconstrução da sociedade sobre novos valores morais, em que o objetivo maior será a satisfação das necessidades básicas do ser humano. O bem predomina sobre o mal, e os espíritos do nosso planeta que não estiverem prontos para esta transição serão conduzidos para outros planetas, que estiverem na mesma fase atual da Terra, onde continuarão a sua evolução.

Mundos Felizes: onde o bem supera muito a ignorância. Nestes mundos, a felicidade dos espíritos encarnados supera em tudo o que compreendemos dela no nosso planeta. A ciência e a tecnologia atingem patamares inimagináveis. Não existirá mais doenças, mortes prematuras, guerras, pestes, fome e tudo o que seja fruto do egoísmo e do orgulho.

Mundo Divinos: morada os espíritos purificados, onde o bem reina e a ignorância não existe. São as últimas etapas reencarnatórias dos espíritos.
Destinação da Terra

-EXPIAÇÃO: O Homem não é punido, portanto, sempre, ou completamente na sua existência presente, mas jamais escapa das consequências de suas faltas.
- PROVAÇÃO: As provas têm por fim exercitar a inteligência, assim como a paciência e a resignação.
Explique aqui o que são provas e expiações e as diferenças entre elas. Mostre que, com isso, a Doutrina Espírita coloca fim à eternidade do sofrimento, ao inferno, que contrariava totalmente a misericórdia divina. Demonstre que podemos ter uma melhor compreensão da justiça do Senhor, pois entenderemos que Deus permite que nós mesmos resgatemos nossos erros, tendo novas oportunidades de aprender:
Expiações: toda dificuldade, problema, doenças provenientes de atos errados que fizemos em uma vida passada. Pois para toda ação existe uma reação, e para uma ação ruim vem uma reação ruim em forma de sofrimentos e dores. Nós nem sempre recebemos estas reações na mesma vida que praticamos o erro, então elas ficarão para o resgate em uma próxima reencarnação. É assim que age a justiça divina, que tem o objetivo maior de ensinar e nunca de castigar.
Provações: são situações que passamos e que têm a finalidade de exercitar a nossa inteligência, paciência e a nossa resignação. Não têm, necessariamente, nada a ver com atos que fizemos em outras encarnações, mas sim, são frutos de atitudes que tomamos ou deixamos de tomar nesta existência. São também frutos das atitudes dos outros com quem somos colocados a conviver nesta vida. Por isso que é necessário compreendermos o que estamos fazendo aqui para aceitarmos melhor as pequenas alfinetadas diárias que a vida nos oferece, e que visam nos educar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário