domingo, 25 de abril de 2010

Maio - texto para o dia das mães: "Quando Deus Criou as Mães"

Momento de Reflexão
www.reflexao.com.br
________________________________________
Quando Deus Criou as Mães
________________________________________
Diz uma lenda que o dia em que o bom Deus criou as mães, um mensageiro se acercou dele e lhe perguntou o porquê de tanto zelo com aquela criação.
Em que, afinal de contas, ela era tão especial?
O bondoso e paciente Pai de todos nós lhe explicou que aquela mulher teria o papel de mãe, pelo que merecia especial cuidado.
Ela deveria ter um beijo que tivesse o dom de curar qualquer coisa, desde leves machucados até namoro terminado.
Deveria ser dotada de mãos hábeis e ligeiras que agissem depressa preparando o lanche do filho, enquanto mexesse nas panelas para que o almoço não queimasse.
Que tivesse noções básicas de enfermagem e fosse catedrática em medicina da alma. Que aplicasse curativos nos ferimentos do corpo e colocasse bálsamo nas chagas da alma ferida e magoada.
Mãos que soubessem acarinhar, mas que fossem firmes para transmitir segurança ao filho de passos vacilantes. Mãos que soubessem transformar um pedaço de tecido quase insignificante numa roupa especial para a festinha da escola.
Por ser mãe deveria ser dotada de muitos pares de olhos. Um par para ver através de portas fechadas, para aqueles momentos em que se perguntasse o que é que as crianças estão tramando no quarto fechado.
Outro par para ver o que não deveria, mas precisa saber e, naturalmente, olhos normais para fitar com doçura uma criança em apuros e lhe dizer: "eu te compreendo. Não tenhas medo. Eu te amo", mesmo sem dizer nenhuma palavra.
O modelo de mãe deveria ser dotado ainda da capacidade de convencer uma criança de nove anos a tomar banho, uma de cinco a escovar os dentes e dormir, quando está na hora. Um modelo delicado, com certeza, mas resistente, capaz de resistir ao vendaval da adversidade e proteger os filhos, de superar a própria enfermidade em benefício dos seus amados e de alimentar uma família com o pão do amor.
Uma mulher com capacidade de pensar e fazer acordos com as mais diversas faixas de idade.
Uma mulher com capacidade de derramar lágrimas de saudade e de dor mas ainda assim insistir para que o filho parta em busca do que lhe constitua a felicidade ou signifique seu progresso maior.
Uma mulher com lágrimas especiais para os dias da alegria e os da tristeza, para as horas de desapontamento e de solidão.
Uma mulher de lábios ternos que soubesse cantar canções de ninar para os bebês e tivesse sempre as palavras certas para o filho arrependido pelas tolices feitas.
Lábios que soubessem falar de Deus, do universo e do amor. Que cantassem poemas de exaltação à beleza da paisagem e aos encantos da vida.
Uma mulher. Uma mãe.
...........................................
Ser mãe é missão de graves responsabilidades e de subida honra. É gozar do privilégio de receber nos braços espíritos do Senhor e conduzi-los ao bem.
Enquanto houver mães na terra, Deus estará abençoando o homem com a oportunidade de alcançar a meta da perfeição que lhe cabe porque a mãe é a mão que conduz, o anjo que vela, a mulher que ora, na esperança de que os seus filhos alcancem felicidade e paz.
Equipe de Redação do Momento Espírita.

Maio - Plano de aula "Parábola dos talentos - O cristianismo" - 1º e 2º ciclos

Evangelização da Casa dos Humildes – I e II ciclos
Plano de Aula: Cristianismo – Modulo II - Unidade II
(Parábola dos Talentos)

Objetivos: Expor as diferentes fases da evolução do Espírito. Estimular a auto-estima, o esforço e a vontade de aprimorar as boas aptidões.

Conteúdo: Conceito de talento, emprego correto e errado dos talentos, como desenvolver os talentos, benefícios dos talentos como meta de evolução espiritual.

Introdução:

1. Relaxamento
2. Prece
3. Dinâmica de apresentação
4. Informar o tema da aula

Desenvolvimento:
Leitura do texto “Parábola dos Talentos”.

Atividades:
Responder questionário sobre o tema estudado;
Escrever em uma folha de papel alguns talentos adquiridos e outros que gostaria de possuir.

Técnicas: Exposição dialogada, ilustrações em quadro branco e cartolinas.

Recursos: Texto (xérox) da “Parábola dos Talentos” e questionário, marcador e apagador de quadro branco.

Avaliação: Participação das atividades e respostas do questionário.

Apoio Bibliográfico: Coleção Brincando e Aprendendo o Espiritismo, Edições FEESP 2002 - (Série Educação Espírita de 7a 11 anos: Livro n 4° Área da infância, juventude e mocidade), vários autores. Cap.XIV, pág. 143 à 154.
O Evangelho Segundo o Espiritismo para a Infância, Edições FEESP 2001, Área da infância, juventude e mocidade, Maria Helena Fernandes Leite. Cap. XVI, pág. 131 à 135.
O Evangelho Segundo o Espiritismo, Edições FEB 1991, Allan Kardec. Cap. XVI, pág. 266 á 267.

Maio - Plano de aula "Parábola do semeador: O cristianismo" - 1º e 2º ciclos

Evangelização da Casa dos Humildes – I e II ciclos
Plano de Aula: Cristianismo – Modulo II - Unidade II
(Parábola do Semeador)

Objetivo: Esclarecer as diferentes maneiras de utilizações e percepções dos ensinamentos de Jesus.
Conteúdo: Conceito de parábola e semeador, categorias dos espíritos superiores e inferiores, importância dos cuidados com o corpo e o espírito.

Introdução:

1. Relaxamento
2. Prece
3. Dinâmica de apresentação
4. Informar o tema da aula
5. Momento musical

Desenvolvimento:
Leitura do texto sobre “Parábola do Semeador”.

Atividades:
Argüições sobre o tema da aula;
Construir maquete representando os quatro tipos de solos relatado na parábola.

Técnicas: Exposição dialogada, ilustrações em quadro branco, cartolina e isopor, apoio musical.

Recursos: Texto (xérox) da Parábola do Semeador, marcador e apagador de quadro branco, cartolinas, fita crepe, extensão, CD, rádio/CD, isopor, terra, pedras, espinhos, sementes, papel crepom, lápis de cor, palitos, cola.

Avaliações: Participação das atividades e argüições.

Apoio Bibliográfico: Coleção Brincando e Aprendendo o Espiritismo, Edições FEESP 2002 - (Série Educação Espírita de 7a 11 anos: Livro n 4° Área da infância, juventude e mocidade), vários autores. Cap.V, pág. 51 à 58.
O Evangelho Segundo o Espiritismo para a Infância, Edições FEESP 2001, Área da infância, juventude e mocidade, Maria Helena Fernandes Leite. Cap.XVII, pág. 148 à 153.
O Evangelho Segundo o Espiritismo, Edições FEB 1991, Allan Kardec. Cap. XVII, pág. 289 à 290.

Apoio Musical: CD Semente Coração de Criança , música Cativar, faixa 5.

Maio - Plano de aula "Parábola do Bom Samaritano - O cristianismo" - 1º e 2º ciclos

Evangelização da Casa dos Humildes – II ciclo
Plano de Aula: Cristianismo – Modulo II - Unidade II
(Parábola do Bom Samaritano)

Objetivo: Conscientizar sobre a importância da prática da caridade como requisito indispensável à evolução espiritual.
Conteúdo: Conceito de caridade, de como praticar a caridade, benefícios concedidos a quem faz e a quem recebe a caridade. Conceito de sacerdote, levita e samaritano.

Introdução:

1. Relaxamento
2. Prece
3. Dinâmica de apresentação
4. Informar o tema da aula
5. Momento musical

Desenvolvimento:
Leitura do texto Parábola do Bom Samaritano.

Atividades:
Arguições sobre a parábola em estudo;
Dramatização: Algumas crianças representam como praticar a caridade, outras atuam como beneficiadas, nas seguintes situações:
cego tentando atravessar uma avenida; criança leva um tombo e fica ferida;
idoso com sacolas pesadas; vovozinha doente, colega tristonho; família desabrigada; coleginhas brigando.

Técnicas: Exposição dialogada, ilustrações em quadro branco e cartolinas, dramatização e apoio musical.
Recursos: Cartolinas, marcador e apagador (quadro branco), fita crepe, CD, radio/CD, extensão, texto (xérox) da parábola.

Avaliação: Participação das atividades e dramatização.

Apoio Bibliográfico:
Coleção Brincando e Aprendendo o Espiritismo, Edições FEESP 2002 - (Série Educação Espírita de 7a 11 anos: Livro n 4° Área da infância, juventude e mocidade), vários autores. Cap. VII, pág. 69 a 80.
O Evangelho Segundo o Espiritismo para a Infância, Edições FEESP 2001, Área da infância, juventude e mocidade, Maria Helena Fernandes Leite. Cap. XV, pág. 119 á 126.
O Evangelho Segundo o Espiritismo, Edições FEB 1991, Allan Kardec. Cap. XV, pág. 255 à 258.

Apoio Musical: CD Preces de Mauricio Morato, musica Caridade faixa 5.

Abril - Plano de aula "Retorno ao mundo espiritual" - 2º ciclo

Evangelização da Casa dos Humildes - 2º Ciclo (10 a 12 anos)
Modulo 1: O Espiritismo Unidade 1: Bases do Espiritismo
Plano de Aula: Retorno da Vida Corporal à Vida Espiritual: a separação, a perturbação

Objetivo: Esclarecer ao evangelizando como ocorre a separação da alma do corpo físico, o retorno ao mundo espiritual e a perturbação do Espírito.

Conteúdo: A separação da alma e a perturbação espírita.

Introdução:

1. Integração: Oração, informar sobre os 150 anos do Livro dos Espíritos.

Desenvolvimento:

1. Esclarecer que através dos ensinamentos trazidos pelos Espíritos sabemos que a morte só é a destruição do corpo físico, e que o Espírito retorna para o mundo Espiritual, que é a sua verdadeira morada;
2. Informar que por meio de seu PERISPÍRITO a alma mantém a mesma aparência que quando encarnado;
3. Informar que os Espíritos amigos, simpáticos, familiares, anjo guardião, vêm ao seu encontro e auxiliam na separação da alma do corpo físico, junto com a equipe espiritual especializada;
4. Informar que o tempo e o grau da perturbação espiritual depende da evolução moral atingida na atual reencarnação, ou seja, do que o Espírito fez de bom ou de mal durante a vida terrena.

Atividade:

1. Confeccionar boneco de papel, exemplificando o CORPO FÍSICO e o PERISPÍRITO.
2. Com o boneco na mão pedir que o evangelizando explique o que aprendeu na aula.

Técnicas: Exposição dialogada do tema e confecção de boneco de papel, exemplificando o CORPO FÍSICO e o PERISPÍRITO.

Recursos: Papel. Lápis e tesoura.

Avaliação: Através da participação nas atividades.

Bibliografia: O Livro dos Espíritos para a infância e juventude, cap. 3

Abril - Plano de aula "Bases do espiritsmo: revisão" - 1º e 2º ciclos

Evangelização da Casa dos Humildes – I ciclo
Plano de Aula: Revisão sobre bases do Espiritismo – Unidade III (ao finalizar a unidade)

Objetivo: Revisar os princípios básicos da doutrina espírita.
Conteúdo: Breve histórico do espiritismo e descrição dos seus princípios básicos, que já foram estudados durante todo o mês.

Introdução:

1. Relaxamento
2. Prece
3. Dinâmica de apresentação: cada um diz seu nome e o nome de alguém que gosta muito
4. Informar o tema da aula

Desenvolvimento: Revisar brevemente para depois fazer uma gincana:

1. Surgimento do espiritismo, os fenômenos de Hydesville (1848) e as mesas girantes em Paris (1854)
2. As 3 revelações
3. Revisar alguns dos princípios do espiritismo, como reencarnação, evolução moral, livre arbítrio e lei de causa e efeito, comunicabilidade dos espíritos e pluralidade dos mundos habitados.

Usar o cartaz que está afixado na parede, com os princípios básicos.

Atividade:
Gincana entre grupos com questões sobre os assuntos estudados.
Pode utilizar meios variados de jogo, como perguntas e respostas,
Mímica para expressar respostas de algumas perguntas (tipo mesas girantes),
Desenhar no quadro para expressar respostas (tipo comunicabilidade dos espíritos).

Técnicas: exposição dialogada; exposição dos conceitos ilustrados em cartolina, gincana.

Recursos: cartolina e hidrocor

Avaliação: Através da gincana

Apoio bibliográfico:

Coleção Jesus já falava no espiritismo – vol. 1 – cap. 1 e 2

Abril - Plano de aula "Bases do espiritismo: reencarnação - turma da Mônica" - 1º e 2º ciclos

Evangelização da Casa dos Humildes – 1º e 2º ciclos
Unidade III: Bases do espiritismo
Plano de Aula: Reencarnação

Objetivo: Explicar os princípios básicos da doutrina espírita, começando pela reencarnação

Conteúdo: Conceitos de imortalidade da alma, reencarnação, evolução moral, livre arbítrio.

Introdução:

1. Prece
2. Dinâmica de apresentação: cada um diz seu nome e algo que precisa melhorar em si mesmo.
3. Informar o tema da aula, através de jogo de forca

Desenvolvimento:

1. Perguntar o que eles sabem sobre “reencarnação”.
2.
Mostrar no computador a estória do gibi de Maurício de Souza sobre a turma da Mônica e a reencarnação, disponível em www.monica.com.br/comics/reencarnacao/welcome.htm acesso em 25/04/2010 (colocar no www.google.com.br e escrever como palavra-chave de pesquisa: “turma da Monica reencarnação”
3. Comentar a estória e a finalidade da reencarnação

Atividades:
1. Exibição de estória no computador
2. Criar uma estória coletiva com o tema reencarnação
3. Fazer um livrinho com essa estória, dividindo equipes para ilustrar cada cena.

Técnicas: exposição dialogada; estória; desenho.

Recursos: computador com o arquivo da estória

Avaliação: Através de diálogo com a turma para verificar seu entendimento, através da participação da turma

Apoio bibliográfico
Evangelho Segundo o Espiritismo; Livro dos Espíritos
www.monica.com.br/comics/reencarnacao/welcome.htm acesso em 25/04/2010

Abril - Plano de aula "Bases do espiritismo: comunicação com os espíritos, Chico Xavier, pluralidade dos mundos habitados" - 1º e 2º ciclo

Evangelização da Casa dos Humildes – II ciclo (10 a 12 anos)em 25/04/2010
Unidade III: Bases do espiritismo
Plano de Aula: Pluralidade dos mundos habitados e comunicação com os espíritos

Objetivo: Explicar alguns dos princípios básicos da doutrina espírita, que são a imortalidade da alma, comunicabilidade dos espíritos e pluralidade dos mundos habitados.

Conteúdo: Conceitos de imortalidade da alma, comunicabilidade dos espíritos e pluralidade dos mundos habitados. Classificação dos mundos.

Introdução:

1. Prece
2. Dinâmica de apresentação: cada um diz seu nome e um lugar que gostaria de conhecer.
3. Informar o tema da aula

Desenvolvimento:

1. Breve revisão sobre a aula anterior (Citar novamente alguns dos princípios do espiritismo, como reencarnação e evolução moral)
2. Perguntar o que eles sabem sobre “comunicabilidade dos espíritos” e “pluralidade dos mundos habitados”, se acham que existem outros mundos, se acham que os espíritos podem se comunicar com quem ainda está na Terra. Perguntar o que sabem sobre Chico Xavier e como ele se comunicava com os espíritos. Ouvir as opiniões.
3. Mostrar trailler do filme “Chico Xavier” e comentar sobre a comunicabilidade dos espíritos, a psicografia, a abnegação da vida de Chico Xavier a serviço do próximo. Pode pesquisar na Internet também um vídeo do programa Fantástico quando Chico Xavier desencarnou.
4. Sobre Pluralidade dos mundos habitados (“Há muitas moradas na casa de meu Pai”), falar da classificação dos mundos (ver texto na pág. 2 deste plano de aula).
5. Jogo Pluralidade dos mundos habitados com dados e uma trilha a percorrer de mundo em mundo, dependendo do nº que sair nos dados.

Atividades:
1. Exibição de vídeo com o trailler do filme Chico Xavier e
2. Jogo Pluralidade dos mundos habitados (cartolina com círculos desenhados, onde cada círculo é um mundo. Jogar dado para andar de um mundo para outro. Ir explicando os mundos.)

Técnicas: exposição dialogada; exibição de vídeo; jogo.

Recursos: computador com o arquivo de vídeo; jogo em cartolina; dados

Avaliação: Através de diálogo com a turma para verificar seu entendimento, através da participação da turma

Apoio bibliográfico
Evangelho Segundo o Espiritismo; Livro dos Espíritos
As Vidas de Chico Xavier – Marcel Souto Maior (filme Chico Xavier foi baseado nesse livro)
http://www.chicoxavierofilme.com.br/trailer.html (trailler do filme)

Texto abaixo extraído de: http://www.espirito.org.br/portal/palestras/geap/palestra13.html

Terra - escola dos Espíritos
O objetivo desta palestra é mostrar a fase de nosso mundo dentro do conceito de inúmeros planetas habitados no universo. Qual será a destinação da Terra e a sua conseqüente evolução.
Há muitas moradas na Casa de meu Pai. (Jesus –João, 14:2)
Comente a passagem que Jesus diz que há várias moradas na casa do Pai, que é o Universo, e que as moradas dos espíritos são os inúmeros planetas habitados que foram criados por Deus para povoar a sua criação.
Explique a classificação espírita que divide os mundos em 5 principais categorias, conforme o grau de evolução material e moral dos habitantes destes planetas.
Mundos Primitivos
Mundos de Expiação e Provas
Mundos Regeneradores
Mundos Felizes
Mundos Celestes ou Divinos
Mundos Primitivos: a primeira fase dos planetas habitados. Servem de morada para as primeiras encarnações dos espírito. Podemos comparar estes planetas à Terra na pré-história até o começo da civilização humana como conhecemos. Neste tipo de mundo não existe nenhuma vida moral, vivendo aí o homem como vivem os animais, só preocupado com a satisfação das suas necessidades materiais. A ignorância domina totalmente sobre o conhecimento e a moral.

Mundos de Expiações e Provas: é a situação atual do nosso planeta, que nos oferece o exemplo de um dos tipos de mundos expiatórios. Os espíritos têm que lutar ao mesmo tempo contra a perversidade dos homens e a inclemência da natureza. O mal predomina sobre o bem, e consequentemente o sofrimento predomina sobre a felicidade. Os espíritos aí encarnados têm que expiar, ou seja, consertar erros do passado, de outras encarnações, e ao mesmo tempo passar por provações, cujo objetivo é fazer evoluir as qualidades do coração e da inteligência.

Mundos Regeneradores: servem de transição entre os mundos de expiação e provas para os mundos felizes. É o próximo passo evolutivo em que a Terra passará e esta transição parece que está próxima. É a reconstrução da sociedade sobre novos valores morais, em que o objetivo maior será a satisfação das necessidades básicas do ser humano. O bem predomina sobre o mal, e os espíritos do nosso planeta que não estiverem prontos para esta transição serão conduzidos para outros planetas, que estiverem na mesma fase atual da Terra, onde continuarão a sua evolução.

Mundos Felizes: onde o bem supera muito a ignorância. Nestes mundos, a felicidade dos espíritos encarnados supera em tudo o que compreendemos dela no nosso planeta. A ciência e a tecnologia atingem patamares inimagináveis. Não existirá mais doenças, mortes prematuras, guerras, pestes, fome e tudo o que seja fruto do egoísmo e do orgulho.

Mundo Divinos: morada os espíritos purificados, onde o bem reina e a ignorância não existe. São as últimas etapas reencarnatórias dos espíritos.
Destinação da Terra

-EXPIAÇÃO: O Homem não é punido, portanto, sempre, ou completamente na sua existência presente, mas jamais escapa das consequências de suas faltas.
- PROVAÇÃO: As provas têm por fim exercitar a inteligência, assim como a paciência e a resignação.
Explique aqui o que são provas e expiações e as diferenças entre elas. Mostre que, com isso, a Doutrina Espírita coloca fim à eternidade do sofrimento, ao inferno, que contrariava totalmente a misericórdia divina. Demonstre que podemos ter uma melhor compreensão da justiça do Senhor, pois entenderemos que Deus permite que nós mesmos resgatemos nossos erros, tendo novas oportunidades de aprender:
Expiações: toda dificuldade, problema, doenças provenientes de atos errados que fizemos em uma vida passada. Pois para toda ação existe uma reação, e para uma ação ruim vem uma reação ruim em forma de sofrimentos e dores. Nós nem sempre recebemos estas reações na mesma vida que praticamos o erro, então elas ficarão para o resgate em uma próxima reencarnação. É assim que age a justiça divina, que tem o objetivo maior de ensinar e nunca de castigar.
Provações: são situações que passamos e que têm a finalidade de exercitar a nossa inteligência, paciência e a nossa resignação. Não têm, necessariamente, nada a ver com atos que fizemos em outras encarnações, mas sim, são frutos de atitudes que tomamos ou deixamos de tomar nesta existência. São também frutos das atitudes dos outros com quem somos colocados a conviver nesta vida. Por isso que é necessário compreendermos o que estamos fazendo aqui para aceitarmos melhor as pequenas alfinetadas diárias que a vida nos oferece, e que visam nos educar.

Abril - Plano de aula "Bases do espiritsmo: pluralidade dos mundos habitados" - 1º e 2º ciclos

Evangelização da Casa dos Humildes – I ciclo
Unidade III: Bases do espiritismo
Plano de Aula: Pluralidade dos mundos habitados


Objetivo: Explicar alguns dos princípios básicos da doutrina espírita, que são a imortalidade da alma, comunicabilidade dos espíritos e pluralidade dos mundos habitados.

.Conteúdo: Conceitos de imortalidade da alma, comunicabilidade dos espíritos e pluralidade dos mundos habitados. Classificação dos mundos.

Introdução:

1. Relaxamento
2. Prece
3. Dinâmica de apresentação: cada um diz seu nome e um lugar que gostaria de conhecer.
4. Informar o tema da aula


Desenvolvimento:

1. Breve revisão sobre a aula anterior (As 3 revelações, Kardec e a codificação e citar novamente alguns dos princípios do espiritismo, como reencarnação, evolução moral, livre arbítrio e lei de causa e efeito, comunicabilidade dos espíritos e pluralidade dos mundos habitados. Mostrar conceitos em cartolina)
2. Leitura comentada de xerox do texto sobre Pluralidade dos mundos habitados(*), contendo a classificação dos mundos
3. Estória O Universo


Atividade:
1. Construir uma maquete do sistema solar, com massa de modelar e barbante

Técnicas: exposição dialogada; exposição dos conceitos ilustrados em cartolina, maquete.

Recursos: papel sulfite preto e amarelo, massa de modelar, barbante

Avaliação: Através de questionário a ser respondido oralmente por todos

*Apoio bibliográfico
Coleção Brincando e aprendendo o espiritismo – vol. 2 – cap. 14 –
Há muitas moradas na casa de meu Pai, questionário e estória na pág. 116, maquete na pág. 119

Abril - Plano de aula "Bases do espiritismo: a reencarnação" - 1º ciclo

Evangelização da Casa dos Humildes – I ciclo
Unidade III: Bases do espiritismo
Plano de Aula: Reencarnação


Objetivo: Explicar 1 dos princípios básicos da doutrina espírita, que é a reencarnação.
Conteúdo: Conceitos de reencarnação, evolução moral, livre arbítrio e lei de causa e efeito.

Introdução:

1. Relaxamento
2. Prece
3. Dinâmica de apresentação: cada um diz seu nome e uma característica que precisa melhorar.
4. Informar o tema da aula ( pode ser jogo da forca para descobrir o tema)


Desenvolvimento:

1. Breve resumo sobre a aula anterior (As 3 revelações, Kardec e a codificação e citar novamente alguns dos princípios do espiritismo, como reencarnação, evolução moral, livre arbítrio e lei de causa e efeito, comunicabilidade dos espíritos e pluralidade dos mundos habitados. Mostrar conceitos em cartolina)
2. Leitura comentada de xerox do texto sobre reencarnação(*)
3. Estória “A Estrada da vida”


Atividade:
1. Dramatização da estória “A Estrada da vida”, conforme xerox do roteiro
2. Brincar de bumerangue no pátio no final da aula, comparando com lei de ação e reação.

Técnicas: exposição dialogada; exposição dos conceitos ilustrados em cartolina, dramatização.

Recursos: cartolina, figurinos para o teatro (escrito na xerox)

Avaliação: Através de questionário a ser respondido oralmente – 1 questão por grupo


*Apoio bibliográfico
Coleção Brincando e aprendendo o espiritismo – vol. 2 – cap. 9 –
Reencarnação dos espíritos, questionário na pág. 83, teatro na pág. 87

Abril - Plano de aula "surgimento e bases do espiritismo" - 2º ciclo

Evangelização da Casa dos Humildes
Plano de aula para a turma: ( 10 á 12 anos )
Tema da aula: Bases do Espiritismo

Modulo: I Unidade: III

Objetivo: Explicar os Princípios Básicos da Doutrina Espírita

Conteúdo: Breve histórico do Espiritismo e Descrição dos Princípios Básicos

Introdução:
1. Relaxamento;
2. Prece;
3. Dinâmica de apresentação: cada um diz seu nome e uma característica boa que possui;
4. Informar o tema da aula.

Desenvolvimento da aula:
1. Comentar as três Revelações;
2. Explicar como surgiu o Espiritismo, os fenômenos de Hydesville (1848) e as mesas girantes em Paris;
3. Kardec e a codificação;
4. Citar alguns dos princípios do Espiritismo como: imortalidade da alma, reencarnação, comunicação dos espíritos, pluralidade dos mundos habitados, lei de causa e efeito, livre arbítrio e evolução moral.

Atividades sugeridas: Simular o alfabeto com pancadas. Um grupo representando os espíritos batedores recebe tiras de papel contendo nomes como Bia, Caca, Dede, Didi, Fafa.O grupo restante tentará descobrir os nomes através das pancadas correspondente a cada letra do alfabeto. Anotar no quadro cada letra descoberta até formar o nome;
Simular a cesta com lápis. Duas crianças seguram a borda da cesta no lado oposto onde está o lápis amarrado. Em uma folha de papel tentam escrever algo como amor, paz;
Dramatização de situações do dia-a-dia numa abordagem que não segue os princípios (grupo 1) e outra que se esforça por seguir (grupo 2).
Exemplo de situação: um colega insulta o outro o grupo 1 resolve retornar os insultos. O grupo 2 procura uma saída de paz.

Técnicas a serem utilizadas: exposição dialogada, ilustrações em cartolinas e transparências, simulação e dramatização.

Recursos necessários: xérox do conteúdo da aula, cartolinas, retroprojetor, transparências,
marcador e apagador de quadro branco, “mesa girante”,cesta com lápis amarrado.

Avaliação: através da participação das atividades

Apoio bibliográfico: Coleção Brincando e Aprendendo o Espiritismo- vol.2 p.13 a 16, Editora FEESP

Abril - Plano de aula "surgimento e bases do espiritismo" - 1º ciclo

Evangelização da Casa dos Humildes – I ciclo
Plano de Aula: Bases do Espiritismo – Unidade III

Objetivo: Explicar os princípios básicos da doutrina espírita.
Conteúdo: Breve histórico do espiritismo e descrição dos seus princípios básicos

Introdução:

1. Relaxamento
2. Prece
3. Dinâmica de apresentação: cada um diz seu nome e uma característica boa que possui
4. Informar o tema da aula

Desenvolvimento:

1. Explicar como surgiu o espiritismo, os fenômenos de Hydesville (1848) e as mesas girantes em Paris (1854)
2. As 3 revelações
3. Kardec e a codificação
4. Citar alguns dos princípios do espiritismo, como reencarnação, evolução moral, livre arbítrio e lei de causa e efeito, comunicabilidade dos espíritos e pluralidade dos mundos habitados. Estes princípios serão estudados mais detalhadamente nas aulas seguintes.

Atividade:
Dramatização de situações do dia-a-dia numa abordagem que não segue os princípios (grupo 1) e outra que se esforça por seguir (grupo 2).
Ex. de situação: um colega insulta o outro. O grupo 1 resolve retornando os insultos. O grupo 2 procura uma saída de paz.

Técnicas: exposição dialogada; exposição dos conceitos ilustrados em cartolina, dramatização.

Recursos: cartolina e hidrocor

Avaliação: Através de questionário a ser respondido oralmente – 1 questão por grupo
(escrever questões* em tiras de papel e colocar numa caixinha)

Apoio bibliográfico
Coleção Brincando e aprendendo o espiritismo – vol. 1 – cap. 2 –
Introdução a doutrina - espiritismo – as 3 revelações – Kardec – pág. 15, 16, 17 e
* questionário na pág. 18

Coleção Brincando e aprendendo o espiritismo – vol. 2 – cap. 1 e 2 – pág. 9 a 20

Livro dos Espíritos para infância e juventude – pág 23, 28

Abril - Plano de aula "Bases do espiritismo" - 1º ciclo

Plano de Aula: bases do espiritismo
Tema da aula: bases do espiritismo.
Ciclo: 1º (7 a 9 anos).

Objetivo: O evangelizando compreender a importância dos conhecimentos dos princípios espíritas.

Conteúdo: Princípios básicos do espiritismo.

Introdução:

1. Integração: Oração, revisão da aula anterior, música

Desenvolvimento:

2. O que é o espiritismo ?
3. Quais as bases do espiritismo ? (existência de Deus, reencarnação e a pluralidade das vidas, pluralidade dos mundos habitados, comunicabilidade dos espíritos).
4. Qual a diferença entre espiritismo e espiritualismo ?

Atividade:

1. Confeccionar painel contendo os princípios básicos do espiritismo. (Sugestão pág. 23, vol. 2, Livro Brincando e aprendendo o espiritismo);
2. Confeccionar painel contendo os princípios básicos do espiritismo a partir de recortes de revistas e colagem.

Técnicas: exposição dialogada; atividade em grupo com exposição dos conceitos ilustrados em painel.

Recursos:

1. Xerox para exposição dialogada e as atividades individuais;
2. 02 folhas de cartolina;
3. Folha dourada para recorte;
4. Lápis, borracha, régua e cola branca.

Avaliação:

1. Através da participação nas atividades.

Apoio bibliográfico:

Coleção Brincando e aprendendo o espiritismo – vol. 2 – pag. 23, Editora FEESP.

Abril - Plano de aula "surgimento/bases do espiritismo" - 2º ciclo

Plano de Aula: bases do espiritismo I

Tema da aula: bases do espiritismo.

Ciclo: 2º (10 a 12 anos).

Objetivo: Levar o evangelizando a perceber a diferença entre a religião espírita e as espiritualistas.

Conteúdo: Como surgiu o espiritismo.

Introdução:

1. Integração: Oração, revisão da aula anterior, música (levanta-te e anda)

Desenvolvimento:

Explicar como surgiu o espiritismo, a 3ª revelação prometida pelo Cristo, comentando:
1. Surgimento das mesas girantes;
2. As irmãs Fox;
3. Missão de Kardec;
4. A codificação;
5. O livro dos espíritos.

Atividade:

1. Questionário pág. 13 a 16 Brincando e aprendendo o espiritismo, Vol. 2 Edições FEESP.
2. Caça palavras;
3. Perguntas e respostas dialogadas.

Técnicas: exposição dialogada e leitura em grupo para debate.

Recursos:

1. Xerox para leitura das pág. 9 a 12 e 17 a 20 de Brincando e aprendendo o espiritismo, Vol. 2 Edições FEESP;
2. Xerox atividade pág. 13 a 16 de Brincando e aprendendo o espiritismo, Vol. 2 Edições FEESP.


Avaliação:

1. Através da participação nas atividades.


Apoio bibliográfico:

Coleção Brincando e aprendendo o espiritismo – vol. 2 – pag. 9 a 20, Editora FEESP.

Março - Plano de aula "Ligação homem-Deus: Evangelho no lar" - 1º e 2º ciclos

Evangelização da Casa dos Humildes
Plano de aula para 1º e 2º ciclos

Tema da aula: O Evangelho no Lar

Objetivo: Mostrar a importância do Evangelho no Lar e através de orientações facilitar a sua prática.

Conteúdo: Conceito de Evangelho no Lar, quem e onde foi realizado pela primeira vez, para que o Evangelho no Lar, como preparar e como fazer o Culto no Lar.

Introdução:
1. Relaxamento;
2. Prece;
3. Dinâmica de apresentação do evangelizador (a) e crianças;
4. Informar o tema da aula.

Desenvolvimento da aula:
1. Leitura da mensagem “O Culto Cristão no Lar” do livro Luz no Lar psicografado por Francisco Candido Xavier;
2. Leitura comentada de xérox do texto “O Evangelho no Lar”, Orientações e Práticas.

Atividades sugeridas:
1. Realizar em sala ou com as vovozinhas o Evangelho no Lar;
2. Em um saco ou caixa colocar tiras de papel contendo perguntas referentes ao conteúdo da aula ministrada.

Técnicas a serem utilizadas: Exposição dialogada, orientações com ilustrações sobre o “Evangelho no Lar”.

Recursos necessários: xérox do texto sobre o tema da aula ,os livros O Evangelho Segundo o Espiritismo (Infantil) e Jesus no Lar, mensagens, copos descartáveis, relógio, saco ou caixinha.

Avaliação: através de perguntas sobre o tema da aula ministrada.

Bibliografia: “Jesus no Lar”, psicografado por Francisco Candido Xavier e Culto do Evangelho no Lar, Orientações e Práticas de Alfredo Roberto Netto.

Perguntas sobre o Evangelho no lar:

1. Pergunta: O que é “O Evangelho no Lar”?

Resposta: É o estudo dos evangelhos de Jesus, realizado no lar, em família, em dias e horários escolhidos pelos seus membros.

2. Pergunta: Quem e onde foi realizado pela primeira vez o “Evangelho no Lar”?

Resposta: O “Evangelho no Lar” foi realizado pela primeira vez por Jesus Cristo na casa da sogra de Simão Pedro, o pescador, presente familiares, amigos e inimigos.

3. Pergunta: Para que o “Evangelho no Lar”?

Resposta: Para renovar o contato freqüente (pelo menos uma vez por semana) com os Ensinamentos de Jesus; motivar o hábito da leitura e da reflexão desses ensinamentos aplicá-los em nós, e a praticá-los na vida de relação diária com os nossos familiares, amigos e inimigos.

4. Pergunta: Como preparar o “Evangelho no Lar”?

Resposta: a) Escolher um dia da semana mais apropriado, em que os membros da família estejam em casa;
b) escolher horário conveniente;
c) escolher local conveniente onde os membros da família e ou convidados possam se reunir;
e) estudar o livro “Evangelho Segundo o Espiritismo” e uma das seguintes obras “Pão Nosso”, “Fonte Viva”, dentre outros;
f) preparar um recipiente com água limpa para que após o encerramento do estudo do Evangelho todos possam beber;
g) Escolher um responsável pela condução dos trabalhos de estudo do Evangelho.

5. Pergunta: Como fazer o “Evangelho no Lar”?

Resposta: a) O Evangelho no Lar deve ter duração de 20 a 30 minutos;
b) PRECE INICIAL: Realizada por um voluntário ou pessoa escolhida pelo dirigente do estudo;
c) A leitura e breve comentário de uma página espírita, feita por uma ou mais pessoas presentes, escolhida de um dos livros acima recomendados;
d) A leitura e breve comentário de trecho evangélico, por uma ou mais pessoas presentes.
e) PRECE DE ENCERRAMENTO: Realizada por um voluntário ou por pessoa escolhida por dirigente, lembrando, nesse momento, do equilíbrio e paz de toda família e amigos, bem como, agradecendo a Deus pelo estudo realizado.
6. Pergunta: Posso fazer o Evangelho no Lar a qualquer hora do dia ou da noite?

Resposta: Sim. Desde que escolha o dia e o horário disponível e mais apropriado para toda a família. E mantenha a disciplina no seu cumprimento.

7. Pergunta: O Evangelho deve ser estudado pela seqüência dos capítulos?

Resposta: Pode se feito em seqüência, como também pode ser realizado abrindo o Evangelho em qualquer página. O grupo pode escolher a alternativa a seu critério.

8. Pergunta: A partir de quantas pessoas pode se fazer o evangelho no lar?

Resposta: Você não estará sozinho (a), pois haverá uma assembléia de irmãos desencarnados e necessitados, com sede de aprendizagem. Contará também, com a presença de irmãos superiores (espiritualmente) a lhe orientar os estudos. Es

9. Pergunta: Devemos convidar outras pessoas para participar do Evangelho no Lar, em nossa casa?

Resposta: Sim. Devemos convidar para participar do banquete de luz e paz que o Evangelho proporciona e, encaminhar e estimular o Estudo também nos seus lares.

10. Pergunta: Quando um ou mais membros da família não concorda(m) com o Evangelho e teia em não respeitar o momento, fazendo barulho ou ligando a T.V., como devemos agir?

Resposta: Deve dirigir-se ao mesmo, com muita delicadeza, pedindo a ele para baixar o volume ou então procurar outra dependência da casa que seja mais calma, e que possa realizar o Evangelho. Nunca desista.

Março - Plano de aula "Ligação homem-Deus: o Pai Nosso" - 1º e 2º ciclos

Plano de aula para evangelização - 1º ou 2º ciclo

Unidade: A ligação do homem com Deus
Tema da aula: Conceito e importância da prece. O “Pai Nosso”.

Objetivos:
Mostrar a importância da prece. Interpretar o “Pai Nosso”.

Introdução:
• Relaxamento do pescoço, ombros e respiração.
• Prece
• Dinâmica de apresentação:
• Cada pessoa da sala diz o seu nome e algo que gostaria de pedir ou agradecer a Deus
• Informar qual o tema da aula.

Desenvolvimento:
• Exposição dialogada do tema: pedir primeiro que eles definam prece e que digam qual sua importância, para depois ouvir a explicação baseada na doutrina espírita.
• Entregar tiras de papel, cada uma contendo um trecho do Pai Nosso para que seja discutido em grupos o sentido do trecho e exposto pelo grupo para a turma.

Atividades:
Dramatização ou montar estória em quadrinhos: estória “O tapetinho vermelho”

Recursos:
Cartolina, hidrocor

Avaliação:
Feita através do posicionamento de cada um do grupo.

Março - Plano de aula "Ligação homem-Deus: a prece" - 1º e 2º ciclos

Plano de Aula: a ligação do homem com Deus – prece
1º ou 2º Ciclo

Tema da aula: a ligação do homem com Deus - prece.

Objetivo: O evangelizando compreender a importância da prática da oração para a vivência do espírito, encarnado ou desencarnado.

Conteúdo: Conceito de prece, ação da prece, condições para orar.

Introdução:

1. Integração: Oração, revisão da aula anterior, música (Oração de São Francisco)

Desenvolvimento: Provocar o diálogo, colocando, numa caixinha pedacinhos de papel, onde uma criança por vez, deverá comentar sobre questionamentos, do tipo:

1. O que eu posso pedir numa prece?
2. O que eu devo agradecer numa prece?
3. Quando devo fazer uma prece?
4. Onde posso fazer uma prece?
5. A quem devo me dirigir numa prece?
6. Como a prece chega ao mundo espiritual?
7. Quais os tipos de prece?
8. Na prece posso pedir por outra pessoa?
9. O que valoriza uma prece, os bons sentimentos ou a grande quantidade de palavras?
10. Como se comportar numa prece coletiva?
11. Qual a importância de uma prece no início e final de uma aula de evangelização?
12. O que é uma prece?

Atividade:

1. Confeccionar painel contendo os princípios básicos do espiritismo. (Sugestão pág. 23, vol. 2, Livro Brincando e aprendendo o espiritismo);
2. Confeccionar painel contendo os princípios básicos do espiritismo a partir de recortes de revistas e colagem.

Técnicas: Exposição dialogada com as observações necessárias do evangelizador a medida que os questionamentos forem expostos pelos evangelizandos.

Recursos:

1. Perguntas em tiras de papel ofício e caixinha para sorteá-las.

Avaliação:

1. Através da participação nas atividades.

Março - Plano de aula "Ligação homem-Deus: Prece, evangelho no lar, passe" - Jardim

Evangelização da Casa dos Humildes – Maternal/jardim
Modulo: 1 (O espiritismo) Unidade: 2 (A ligação do homem com Deus)
Plano de Aula: A prece, O Evangelho no Lar, água fluidificada e o passe

Unidade: A ligação do homem com Deus
Tema da aula: A prece, O Evangelho no Lar, água fluidificada e o passe
Objetivos:
Levar o evangelizando a sentir a ligação do homem com Deus através da prece e a fazer da mesma um hábito diário. Entender o que é o Evangelho no lar, o passe e a água fluidificada.

Introdução (10 minutos):
• Relaxamento, prece, músicas e evangelho em forma de Evangelho no Lar (Pedi e obtereis), explicando o que é Evangelho no Lar.

Desenvolvimento:
1. Conversar sobre os termos rezar, orar, fazer uma prece e conversar com Deus.
2. Revisar algumas perguntas do programa de entrevistas na TV, da aula anterior:
• De que horas você reza?
• Você acha importante rezar? Por quê?
• Quando você está triste, alegre, dodói, aperreado, você reza?
• Quando você reza, você agradece alguma coisa a Papai do Céu? O quê? (Obs.: mostrar cartelas de recortes de revistas com imagens de comida, casa, família, saúde, escola, etc.)
• Quando você reza, você pede alguma coisa a Papai do Céu? O quê?
• Na hora da prece é para ficar conversando e brincando?
• Você reza junto com sua família? Sabe o que é Evangelho no Lar?

3. Analisar algumas frases do Pai Nosso:
• Você sabe rezar o Pai Nosso? Então o que é “perdoai as nossas ofensas”?
• O que é “seja feita a Vossa vontade?”

4. Entrevistar algum passista para que explique o que é o passe, quais os benefícios, etc.
5. Ir até a sala de fluidificação e explicar o que é água fluidificada, quais os benefícios, etc.

Atividades:
1. Colocar os evangelizandos para se comunicarem usando o telefone de lata (2 latas com um barbante esticado), enfatizando que a prece é também uma comunicação.
2. Fazer bolinha de sabão no pátio, lembrando que a prece chega até Deus assim como as bolinhas.

Recursos:
Telefones de lata, bolinhas de sabão

Avaliação:
Através da opinião e participação de cada um.

Bibliografia:

O Evangelho segundo o Espiritismo para a infância e juventude – Volume II – cap. XXVII: Pedi e obtereis – pág. 46 - Ed. Mundo Maior

Perguntas sobre o passe, para entrevistar um passista:

1. Para que serve o passe?
2. O passe contribui para a cura de problemas do corpo e do espírito?
3. Por que é importante fazer uma prece ou pensar em Jesus na hora de tomar passes?
4. Em que o passista esta pensando na hora de aplicar um passe?
5. Por que o silêncio é importante perto da sala de passes?

Março - Plano de aula "Ligação homem-Deus: A importância da prece" - Jardim

Evangelização da Casa dos Humildes – Maternal/jardim
Modulo: 1 (O espiritismo) Unidade: 2 (A ligação do homem com Deus)
Plano de Aula: A importância da prece

Unidade: A ligação do homem com Deus
Tema da aula: Conceito e importância da prece.
Objetivos:
Levar o evangelizando a sentir a ligação do homem com Deus através da prece e a fazer da mesma um hábito diário.

Introdução (10 minutos):
• Relaxamento, prece, músicas e evangelho (Pedi e obtereis)

Desenvolvimento:
Conversar sobre os termos rezar, orar, fazer uma prece e conversar com Deus.
Programa de entrevistas na TV – Perguntas:
• De que horas você reza?
• Você acha importante rezar? Por quê?
• Quando você está triste, você reza?
• Quando você está alegre, você reza?
• Quando você está dodói, você reza?
• Quando você está aperreado, você reza?
• Quando alguém que você conhece está dodói, você reza?
• Quando você reza, você agradece alguma coisa a Papai do Céu? O quê? (Obs.: mostrar cartelas de recortes de revistas com imagens de comida, casa, família, saúde, escola, etc.)
• Quando você reza, você pede alguma coisa a Papai do Céu? O quê?
• Quando você reza, você pede desculpas a Papai do Céu de alguma coisa que fez errada? O quê?
• Na hora da prece é para ficar conversando e brincando?
• Você reza junto com sua família? Sabe o que é Evangelho no Lar?
• Você sabe rezar o Pai Nosso? Então o que é “perdoai as nossas ofensas”?

Atividades:
Assistir ao programa de TV gravado por uma câmera digital.
Fazer bolinha de sabão no pátio, se sobrar tempo, lembrando que a prece .

Recursos:
Cartolina, revistas para recortar, cola, câmera digital, cabo, TV, microfone

Avaliação:
Através da opinião e participação de cada um.

Bibliografia:

O Evangelho segundo o Espiritismo para a infância e juventude – Volume II – cap. XXVII: Pedi e obtereis – pág. 45 - Ed. Mundo Maior

Fevereiro - Plano de aula "A criação divina: Deus, Pai e Criador" - 1º ciclo

Evangelização da Casa dos Humildes – 1º Ciclo (7 a 9 anos)
Modulo: 1 (O espiritismo) Unidade: 1 (A criação divina)
Plano de aula: Deus, Pai e Criador


Objetivo: Entender o significado de "criar".

Conteúdo: Deus – Pai e Criador: Nosso corpo e espírito; interação com a natureza; os planetas.

Introdução:
1. Relaxamento
2. Prece
3. Informar o tema da aula

Desenvolvimento da aula:
• Estória sobre a aventura de três crianças na Mata virgem.
• O que eles fizeram para preservar a natureza?
• Revisar sobre os cuidados com nosso corpo e espírito.
• Quem criou os planetas? Para que servem os planetas?
O nosso Sol é uma estrelinha a brilhar no céu de alguém.
Pense nisto: se ao redor do Sol há 9 planetas girando, quantos planetas haverá em redor de todas estas estrelas por aí?...
Propor esta atividade para a turma no quadro negro
Vamos desembaralhar as letras e descobrir alguns planetas:
NATROSU _______________
TIPRÚJE _______________
ANURO _______________
RÚMECRIO _______________
ARTER _______________
Agora pense nisto: se apenas em nosso planeta vivem aproximadamente 6.000.000.000 de pessoas, sem contar os Espíritos, quantas pessoas e Espíritos pode haver em todo o Universo?



Atividades sugeridas:
OBJETIVO ESPECÍFICO: Montar um painel de colagens
- Inicie mostrando fotos ou vídeo com imagens do espaço. Pergunte se eles sabem o que estão vendo e onde estão aquelas paisagens.

- Depois de terminar, peça-lhes que digam o que há no espaço. Ex.: Sóis, planetas, cometas, asteróides, naves, satélites, galáxias, estrelas, ET’s... (Deixe-os falarem à vontade, enquanto relaciona tudo no quadro.)

- Entregue uma folha de papel cartão preta para cada criança, mas reserve uma pra si, que permanecerá sem uso.

- Agora, vamos criar um espaço do nosso jeito. Peça para as crianças escolherem o material e criarem uma colagem bem bonita, ou desenho, com os itens relacionados.

- Depois que todos terminarem, mostre a folha de papel cartão como era antes, e como ficou depois de trabalharmos nela. Se não fosse por nós, a folha continuaria só preta, sem nada. O Universo também não seria o que é hoje, se não tivesse sido criado. E quem criou o Universo? Deus.

- Colando todos os trabalhos lado a lado, crie um grande painel que possa ser fixado na própria sala ou em outro local da casa espírita. Coloque música, enquanto todos admiram o trabalho e põem seus nomes. Sugestão: 2001 - Uma Odisséia no Espaço.

Técnicas a serem utilizadas:
Exposição dialogada, brincadeiras (senta-levanta, mímica, boneca)

Recursos necessários:
MATERIAL: Folhas de papel cartão ou colorset preto, no formato A-4. Cola escolar, glitter, retalhos de papéis coloridos, lápis de cor, tesouras.

Avaliação: Através do diálogo sobre o tema e participação nas brincadeiras

Bibliografia: Rita Foelker, Espaço do Educador.
http://www.edicoesgil.com.br/educador/deus_ativ1.html , em 17/02/2008, 20:00hs.

Fevereiro - Plano de aula "A criação divina: Cuidar do corpo e do espírito" - Jardim e 1º ciclo

Evangelização da Casa dos Humildes - Jardim e 1º ciclo
Modulo: 1 (O espiritismo) Unidade: 1 (A criação divina)
Plano de aula: Cuidar do corpo e do espírito

Objetivo: Mostrar os cuidados que devemos ter com nosso corpo e espírito, no caminho da evolução

Conteúdo: Conceitos de corpo, espírito e períspirito. Cuidados que devemos ter com os mesmos.

Introdução:
1. Relaxamento
2. Prece
3. Dinâmica de apresentação: cada um diz seu nome e idade
4. Informar o tema da aula

Desenvolvimento da aula:
Conceituar corpo, espírito e períspirito. Ilustrar mostrando um saco plástico transparente como se fosse o espírito e colocando um outro saco, de papel, dentro, como se fosse o corpo. (para a turma 1º ciclo)
Falar sobre os cuidados com o corpo: higiene, alimentação, água, sono, atividades físicas, evitar vícios, etc.
Falar sobre os cuidados com o espírito: pensamentos, atitudes, ações/reações, ligação com Deus: oração, boas maneiras/gentileza, etc.

Atividades sugeridas:
Apresentar teatro de fantoches de palitos: A festa no céu (para a turma “Jardim”)
Piquenique embaixo da árvore, com frutas. Convidar algumas vovozinhas.

Técnicas a serem utilizadas:
Exposição dialogada, recorte/colagem, dobradura

Recursos necessários:
Toalhas ou cangas para forrar no chão, frutas, faca, pratinhos, garfinhos, guardanapos

Avaliação: Através do diálogo sobre o tema

Bibliografia:
• Livro dos espíritos para infância e juventude – vol. 1

Fevereiro - Plano de aula "A criação divina: preservação da natureza" - Jardim ou 1º ciclo

Evangelização da Casa dos Humildes - Jardim ou 1ºciclo
Modulo: 1 (O espiritismo) Unidade: 1 (A criação divina)
Plano de aula: Preservação da natureza

Objetivo: Fazer o evangelizando refletir sobre a necessidade de preservar a natureza, a obra de Deus.

Conteúdo: A criação divina: natureza, seres humanos (reinos animal, vegetal e mineral) e sua preservação.

Introdução:
1. Relaxamento
2. Prece
3. Dinâmica de apresentação: cada um diz seu nome e algo que gosta na natureza
4. Informar o tema da aula

Desenvolvimento da aula:
• Questionar: O que é a natureza? Quem criou a natureza? Em que podemos ajudar o Criador no cuidado com a natureza?
• Estória “Vira virou” sobre reciclagem de papel
• Falar e questionar sobre o que Deus criou: o universo, os planetas, a água, os reinos animal, vegetal e mineral, o ser humano e sua diversidade/diferenças
• Preservação da criação divina: natureza, ser humano (cuidar do corpo e do espírito)

Atividades sugeridas:
Fazer árvore ou animais de sucata

Técnicas a serem utilizadas:
Exposição dialogada, oficina de artes

Recursos necessários:
Papel branco para dobradura, lápis de cor, hidrocor, cola, modelos de animais, flores e árvores, rolinhos de papel higiênico

Avaliação: Através do diálogo sobre o tema
Bibliografia:
• Livro “Vira virou – uma história de reciclagem”
Autor: Ademar Lopes Júnior Editora: Centro espírita Allan Kardec
• Livro dos espíritos para infância e juventude – vol. 1 cap. 1

Fevereiro - Plano de aula "A criação divina" - 1º e 2º ciclos

Evangelização da Casa dos Humildes - 1º ciclo
Modulo: 1 (O espiritismo) Unidade: 1 (A criação divina)
Plano de aula: A criação divina

Objetivo: Fazer o evangelizando refletir sobre a obra de Deus, seu poder, sua bondade e sua importância em nossas vidas.

Conteúdo: Conceito de Deus, a criação divina: natureza, seres humanos (reinos animal, vegetal e mineral), a preservação da criação divina.

Introdução:
1. Relaxamento
2. Prece
3. Dinâmica de apresentação: cada um diz seu nome e animal preferido
4. Informar o tema da aula (pode fazer mímica para descobrir o tema)

Desenvolvimento da aula:
Perguntar “Que é Deus?”
Ler resposta da questão 1 do livro dos espíritos
Falar e questionar sobre o que Deus criou: o universo, os planetas, a água, os reinos animal, vegetal e mineral, o ser humano e sua diversidade/diferenças
Preservação da criação divina: natureza, ser humano (cuidar do corpo e do espírito)

Atividades sugeridas:
Confecção de cartazes para colocar no painel da evangelização:
Cada turma fica com 1 assunto, colando recortes de revistas e dobraduras:
Jardim: animais e plantas.
I ciclo: seres humanos (diferenças entre eles e cuidando do corpo e do espírito)
II ciclo: universo, sistema solar
Enquanto trabalham, colocar CD do Grupo Sementes com música "Quem quer ver Deus"

Técnicas a serem utilizadas:
Exposição dialogada, recorte/colagem, dobradura, música

Recursos necessários:
Papel branco para dobradura, lápis de cor, cola, modelos de animais, flores e árvores,
Para o sistema solar: papel sulfite preto para o universo, papel amarelo para o sol, círculos de cartolina de tamanhos diferentes para os planetas (em escala), lápis de cor, hidrocor, cola
CD Grupo Semente

Avaliação: Através do diálogo sobre o assunto e dos cartazes
Bibliografia:
• Livro “Deus, nosso Pai”, Walter Oliveira Alves, Ed. Instituto de Difusão espírita
• Livro dos espíritos para infância e juventude – vol. 1 cap. 1

Conteúdo programático da evangelização

Na Casa dos Humildes seguimos o currículo da FEB, que apresenta temas que devem ser trabalhados no ano, divididos por unidade e módulo. Optamos por trabalhar cada unidade/tema em um mês, para facilitar.
No currículo, o conteúdo apresentado é:

Módulo I - O  espiritismo
  • I unidade:    A criação divina
  • II unidade:   A ligação do homem com Deus
  • III unidade:  Bases do espiritismo

Módulo II - O cristianismo
  • I unidade:    Antecedentes históricos
  • II unidade:   Jesus e sua doutrina
  • III unidade:  Jesus e Kardec
Módulo III - conduta espírita - vivência evangélica
  • I unidade:    O auto-aperfeiçoamento
  • II unidade:   Relações familiares
  • III unidade:  Relações sociais
  • IV unidade:  Relaçoes do homem com a natureza

 Módulo IV - Movimento espírita 
  • I unidade:    Espiritismo e movimento espírita
  • II unidade:  A organização do movimento espírita 
Agrupamos por mês da seguinte maneira:
Fevereiro: A criação divina

Março: A ligação do homem com Deus
Abril: As bases do Espiritismo
Maio: Jesus e sua doutrina
Junho: Jesus e Kardec
(Julho: revisão e oficinas de férias)
Agosto: O auto-aperfeiçoamento
Setembro: Relações familiares
Outubro: Relações sociais
Novembro: Relações do homem com a natureza
Dezembro: Espiritismo e movimento espírita.
                 Natal de Jesus.

Conteúdo da turma "Maternal/jardim"

Vou colocar aqui

Conteúdo da turma "1º ciclo"

Vou colocar aqui

Conteúdo da turma "2º ciclo"

Vou colocar aqui

Conteúdo da turma "Juventude 1"

Vou colocar aqui

Livros

Livros para ajudar nas aulas (conteúdo, estórias e/ou atividades):


EVANGELIZAÇÃO INFANTO-JUVENIL - Equipe da AAE
Apostilas com muitas estórias boas e desenhos
http://www.rumo.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=1462&Y=1605670752358&IDCategoria=12020




CURSO DE PREPARAÇÃO PARA EVANGELIZADOR INFANTO-JUVENIL - Equipe da AEE
Livro contendo informações úteis aos evangelizadores
http://www.rumo.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=1462&Y=1605670752358&IDCategoria=12020&Pag=2



30 ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL E INTUITIVA - Rita Foelker
Atividades para as aulas de evangelização
http://www.rumo.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=1462&IDCategoria=12020&Y=1605670752358&Pag=2



Ainda vou colocar mais livros.

Por que evangelizar?

Creio que a evangelização é um caminho para construirmos um mundo melhor, formando pessoas melhores! É como diz a frase "criança evangelizada, semente do bem!". E como o mundo está precisando dessas sementes, hein??
Acho que é uma responsabilidade de todos os cristãos evangelizarem suas crianças, seja em qual for a religião ou em casa mesmo, mas é preciso ensinar o evangelho de Jesus, as leis morais, o amor, o respeito, os valores ... para formar homens de bem! Tem uma outra frase que diz: "Evangelize, ilumine consciências!"

Pensando nisso, coloquei nesse blog materiais que foram produzidos por evangelizadores da Associação Espírita Casa dos Humildes (Recife-PE), planos de aula que foram executados ao longo de vários anos e que podem servir de base para aulas.

Desejo a todos que abraçarem essa tarefa muita paz, muita luz e que tenha certeza que sua vida estará também mais iluminada, com mais sentido, mais trabalho do bem e mais cheia de amor!!